Image of young student Wylliane walking with white cane
Nossa aluna jovem, Wiliane, andando com bengala

A fundadora da Associação Morcegos em Ação é alemã, mas já morou e trabalhou no Brasil. Em 2006, passou um ano trabalhando como professora de alemão na Universidade Federal do Ceará em Fortaleza e fez trabalho voluntário no Setor Braille na Biblioteca pública da mesma cidade. Anja é cega, mas não percebe a cegueira como deficiência. É muito mais uma situação que deixa a sua vida interessante, trazendo sempre novos desafios e oportunidades. A formação no Instituto Kanthari International, na Índia, a preparou com experiências e capacidades necessárias para o planejamento e a implementação deste projeto.

Em fevereiro de 2013 começou um trabalho itinerante nas casas e nas escolas de alunos cegos e com baixa visão, para identificar as suas necessidades e iniciar um processo de mobilização. Com o apoio da Secretaria de Educação foi implantada a primeira sala Braille no município de Sobral. em fevereiro de 2014, A Secretaria de Educação disponibilizou uma sala, contratou uma professora e organizou o transporte para os alunos matriculados na rede municipal de ensino.

A Associação Morcegos em Ação foi fundada em Sobral em agosto de 2013, com o objetivo de promover a educação e a autonomia de pessoas com deficiência visual. No ano 2014 foi decidido transferir a associação para o município de Ubajara. Se formou uma nova diretoria e iniciaram as atividades envolvendo pessoas com deficiência visual na Serra da Ibiapaba. Atualmente, a sede da Associação fica no Sítio Moitinga onde está sendo construida a primeira Escola Preparatória para crianças e jovens com deficiência visual.