Por que morcegos?

O morcego é um símbolo que representa a cegueira. Muitas pessoas têm medo de morcegos. Na realidade, eles têm capacidades especiais. Muitas espécies de morcegos enxergam pouco, mas tem ouvidos sensíveis que permitem a eles se locomoverem no escuro sem dificuldade.

A falta de visão não é uma deficiência porque conseguem se adaptar a esta situação. Durante as minhas viagens vi muitos morcegos dormindo de cabeça para baixo nos buracos escondidos. Eles estão em um lugar tranquilo e confortável só aguardando insetos ou outra comida gostosa aparecer.

Esses morcegos nunca tiveram a possibilidade de aprender a voar, a procurar a própria comida e de orientar-se usando os outros sentidos. Como uma metáfora, os buracos dos morcegos também estão em outros lugares. Às vezes eles ficam no sofá assistindo televisão ou brincando com o computador. Outros preferem ficar sentados no quintal com o mundo passando na rua na sua frente. Outros, ainda, passam o tempo na rede onde podem se balançar dias, semanas e anos. É necessário tirar os morcegos dos buracos e dar a eles a oportunidade de conhecer o mundo. Quando eles aprendem a voar, não há mais limites.

Objetivo Global

Morcegos em Ação tem como objetivo facilitar a inclusão de alunos cegos no ensino regular, preparando-os com métodos, estratégias e atitudes necessários para ter sucesso nos estudos e nas interações sociais.

Objetivos Específicos

  • Mudar as atitudes sobre a cegueira para que seja percebida mais como um desafio positivo do que uma limitação;
  • Desenvolver a habilidade de procurar soluções criativas para os problemas na vida quotidiana;
  • Preparar crianças cegas para se locomoverem com autonomia também em áreas de acesso difícil;
  • Desenvolver criatividade, comunicação e pensamento crítico;
  • Capacitar pessoas interessadas sobre métodos usados por pessoas com deficiência visual.